Todo o conteúdo deste Blog é de minha autoria (fotos, textos, filmes), salvo menção expressa. A reprodução é permitida, desde que: a) não haja edição; b) sejam dados os devidos créditos e citada a fonte; e c) não seja feito uso comercial. Agradeço se me informarem.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Quem vem Antes da Borboleta?


Toda manhã de sábado, tomo café-da-manhã em uma padaria de Santa Maria, um pouco antes de nossa oficina semanal de jardinagem agroflorestal. Nessa padaria, tem uma televisão. Quando bati o olho na tela, alguns sábados atrás, havia muitas borboletas coloridas. Lindas imagens. A moça dizia: “é tempo de borboletas...”. Uma borboleta aparece botando ovinhos. Fico encantada de mostrarem isso e não tiro o olho da tela. Principalmente porque sou fascinada por lagartas. Meus pensamentos aceleram: “será que mostrarão as lagartas?”. E a moça continuou: “As borboletas colocam os ovos e dos ovos surge... o casulo (junto com a imagem de um casulo)”. Fico estarrecida. O que fizeram com as lagartas? Como puderam, nesse vídeo, dizer às pessoas, às crianças, que do ovo surge o casulo? Por que não mostraram as lagartas? Indiferença? Nojo? Medo? Será que é por isso que somos capazes de envenenar o solo e nosso alimento com agrotóximos para nos livrarmos de todas elas? Que fobia é essa de um bichinho tão pequenino e belo? Já notaram os desenhos? O formato dos pelos? As cores? Os disfarces incríveis? As extravagâncias? Se ainda não notaram, dêem uma olhada aí embaixo, logo depois do texto (ou aqui no blog procurando pela palavra-chave lagartas - fotos de várias das que vivem em Abaetetuba, quintal agroflorestal onde vivo) . Se são tão belas, por que as pessoas têm tanto horror às lagartas? Uma razão racional parece ser o fato de elas se alimentarem de folhas. E muitas vezes, folhas de alguma planta que gostamos muito. Então concluímos que as lagartas são pragas. Um desses seres terríveis que destroem o que plantamos. Seres maus que atrapalham nossas colheitas e a beleza do nosso jardim. Ledo engano...

As lagartas, assim como as formigas e todos esses bichinhos que a maior parte das pessoas chama de praga, fazem parte do que minha amiga Patrícia Vaz chama de “departamento de otimização dos processos de vida”. Pedro, um agricultor do Vale do Ribeira (SP) explica isso dizendo que esses bichos todos são nossos mestres, pois eles nos mostram onde foi que erramos no plantio ou no manejo. Pois é, a gente vai aprendendo com a prática. E erra muito. Então, quando plantamos alguém no lugar errado ou na hora errada, os bichinhos vão lá e fazem o favor de tirar a planta daquele lugar porque ali não está bom para essa planta e ela, provavelmente, também não será favorável para aquele lugar. Também tem outro tipo de situação. Algumas lagartas simplesmente fazem uma faxina geral de vez em quando. Podam todas as folhas e a planta rebrota cheia de folhas novas e saudáveis que, quando velhas, serão novamente podadas pelas trabalhadoras lagartas. Além disso, as lagartas, assim como as minhocas, transformam, na sua digestão, as folhas em adubo. Tudo de bom. Mas... mesmo que as lagartas fossem feias e não servissem para nada, definitivamente, é muito importante que todos saibam e as crianças aprendam desde cedo que sem lagartas, não existem borboletas, assim como não existem adultos se não existirem bebês. Simples assim. E sem borboletas, perderemos não somente a beleza das suas cores e a elegância do seu vôo. O mais grave é que muitas e muitas flores deixarão de ser polinizadas. E sem polinização, não há frutos (desses que a gente gosta de comer também). E sem frutos, não há sementes. E sem sementes não há possibilidade de continuidade da vida. Simples e dramático assim.
Portanto, observemos o lindo trabalho que as lagartas fazem e sejamos gratas por sua existência, por sua beleza e pela possibilidade que temos de observá-las. 

Abaixo, fotos das incríveis lagartas da Vila das Crianças. Todas essas fotos foram feitas pelas nossas lindas e queridas alunas.















Um comentário:

  1. Muito bom o texto e as fotos!! Todos os seres merecem respeito e são úteis!! Cada tem a sua beleza.....

    ResponderExcluir