Todo o conteúdo deste Blog é de minha autoria (fotos, textos, filmes), salvo menção expressa. A reprodução é permitida, desde que: a) não haja edição; b) sejam dados os devidos créditos e citada a fonte; e c) não seja feito uso comercial. Agradeço se me informarem.

domingo, 10 de outubro de 2010

O Sentido do Voto - Vídeo

"Sentido" de significado e de direção mas, principalmente, de sentimento. Pois foi isso que perguntei às pessoas: "O que você sentiu quando estava votando?".

As respostas foram surpreendentes... ou não.



Certamente, dão muito o que pensar sobre o esgotamento da atual estrutura política de gestão do nosso país.
Alguns responderam que o voto não deveria ser obrigatório. Mas... as respostas que encontrei indicam que pouquíssimos decidiriam por todos... isso seria democrático?

2 comentários:

  1. Recebi várias e-mails de amigos comentando o filme. Reproduzo (e, principalmente, registro) aqui:

    Helena! Que excelente trabalho. PARABÉNS ficou muito legal! As imagens (lixo, ruas, placas etc) mostram o mesmo caos (juntos) e a mesma miscelânia explicita pela opinião das pessoas. A trilha sonora tbém foi perfeita. Manda isso para CBN mulher! Bjo, Caê.

    Boa iniciativa. Fica claro que o povo está desacreditado, desanimado com uma ação que deveria ser tão importante para o nosso país, mas como mudar isso, né? até que as pessoas bem intencionadas estejam lá, no poder. Beijos, Deana.

    oh, que fofo, helena! parabéns
    O sentido do voto no sentido mesmo, no coração... essa foi boa. beijocas e continue indo que tá bem legal. Alessandra

    Helena, achei massa a sua ideia! Acho sempre interessante saber o que as pessoas pensam e principalmente sentem em relação à gestão política do nosso dia-a-dia. Demorei a ver pq estava super atolada...
    Contudo acho que o problema não está no voto, mas no repasse que fazemos aos nossos representantes de responsabilidades que continuam sendo nossas mesmo após o voto. Somos desabituados a nos responsabilizar pelo nosso destino, daí as manipulações, daí a falta de visão de que o voto tem que ser para um bem comum. Afinal, nem sabemos direito o que é isso... Bjos, Cláudia

    Nossa...
    ... mas embora seja triste, parece que o povo sente esse vazio, e se sente, há uma esperança de reflexão.
    Quem sabe chegaremos à uma conscientização??????????
    Parece que está incomodando. Já seria o primeiro passo?
    Tomara... Seria uma luz lá longe, bem no fim do túnel, mas já está brilhando, não é? Lourdes

    Adorei a pergunta e também a edição! Você conhece esse coletivo: http://fiftypeopleonequestion.com/ ?
    Nas eleições de 2010 fizemos um vídeo assim que nem o seu... perguntando... "Seus sonhos cabem nas urnas?" : ) Eu tenho vontade de agora perguntar assim na rua e na porta do Congresso Nacional... "Como será a política sem os partidos?". Essa experiência nas eleições me fez ter ainda mais certeza que a obsolecência chegou pra essa estrutura.
    Se animar de um dia sair pra filmar essa perguntinha ou outras perguntinhas doidas e quiser companhia... ME CHAMA! Beijoca
    Clóvis

    Ontem vc falou do vídeo, hoje eu o assisti.
    Gosto de ver a sua presença, a sua participação na vida, como voce está articulando, convidando para pensar, pra rodas de tambores, pra plantios.
    Ótima vibração!
    Motivada pelo seu video, compartiho: Eu, quando votei, me emocionei muito, principalmente quando vi a carinha da Marina. Tb votei no ANDRÉ LIMA. Até sairam lágrimas e comentei com o pessoal que trabalhava na minha sessão, que não imaginava que votar seria tão emocionante...
    Tem uma emoção apertada, de saber que há uma visão de mundo, na qual votei, satisfeita de ter quem a represente, mas uma emoção que aperta o peito, sabendo que ainda não há na democracia o acolhimento das massas pra esta visão, pra esta proposta. Que temos que ter paciência, mas talvez não haja mais tempo, ou sim... não sei, mas não foi agora e tem que continuar cuidando desta semente, espalhando mais e mais esta consciencia, de todas as formas. E como fazer isso amorosamente? .... Boas inspirações nos seus olhares vídeos. Que façam muitos refletir, sentir, pensar.... e somar força na transformação contínua... beijo, Araci

    ResponderExcluir
  2. Mais mensagens recebidas por e-mail:

    Querida amiga, belo e oportuno vídeo, faz pensar... Saudades, bjs, Dorinha

    Salve minha querida!!! Parabéns pelo vídeo. As campanhas para as eleições são muito caras no Brasil. A lei eleitoral já barrou algumas coisas, como showmício etc... Uma parte da sociedade quer dinheiro público nas campanhas, mas acho que seria um preço muito irrisório. Chega de santinhos, cartazes e etc. Eu gostaria de saber como todas as praças, jardim, trevos ficam cheios de cartazes de políticos? É uma baita poluição visual e quem paga a conta somos nós. Outra coisa, se a gente não confia em nenhum canditado, se 50% mais um voto fosse anulado, teria que ter outra eleição, e eu soube disso recentemente. Beijão no seu coração Helena!!! Giovani

    Oi Helena!! Tudo bem??? Adorei o documentário! Parabéns!!! Vou compartilhar com meus amigos ok?? Beijos, Jane

    Eu gostei... muito! Parabéns!

    Se por um acaso você tivesse me entrevistado no dia da eleição eu teria respondido: emoção, prazer e esperança.

    Eu imagino fazer parte dos menos de 0,5% da população que tiveram esses sentimentos. Sucessos... Jair

    Bom dia Helena, Muito bom trabalho retrata bem a descrença que o povo brasileiro tem com a política deste país, infelizmente.
    Abraço. Lucas

    Bacana, Helena! Adoro sua criatividade!!! Um grande beijo, Ismail

    Olá Helena, O seu vídeo mostra como as pessoas estão desiludidas com a política. Boa iniciativa. Beijos! Guto

    Oi Helena! Muito interessante o seu documentário. Me fez pensar no que eu senti quando votei... Acho que foi um pouco do que todas as pessoas falaram: insegurança, falta de prazer, nervosismo e , ao mesmo, tempo, uma grande emoção. Mas concordo com o que o primeiro entrevistado, penso que o exercício real da cidadania pode ( e deve) extrapolar os limites da urna! Que bom! Acho que vislumbrar outras possibilidades de ação ameniza todo o medo e a insegurança que nos acompanha quando votamos! Parabéns pelo vídeo! Beijos, Silvia

    ResponderExcluir